Drones na inspeção de torres de telecomunicações

No Brasil e no mundo a indústria da comunicação já se beneficia com o uso dos drones. Os trabalhos de escalada nas torres de telecomunicações são vistos como um dos trabalhos mais perigosos do mundo. Com a chegada da tecnologia as empresas perceberam que podem evitar riscos com o uso dos drones para serviços de inspeção. Os drones comerciais estão mudando a forma como as empresas estão auditando e inspecionando essas infra-estruturas, permitindo um mosaico de imagens e vídeos de alta resolução das estruturas e equipamentos das torres.

Através do uso de drones comerciais, os operadores de telecomunicações podem reduzir os custos, pois excluem o uso de helicópteros e outras aeronaves pequenas para realizar suas inspeções. Os drones também conseguem reduzir a necessidade de trabalhadores escalar as torres para realizar inspeções de rotina. Utilizar drones nas inspeções também permitem que as empresas identifiquem rapidamente qualquer dano nos equipamentos.

 

Um grande número de empresas já começaram a oferecer soluções para inspeções. Uma dessas empresas é a Dron Drones Technology, que oferece uma solução com projeto técnico e planejamento para inspeção com drone baseado na nuvem, utilizando softwares  próprios para operação comercial, aeronaves (Drones) com autonomia mais evoluída e sensores integrados personalizados para cada situação, processamento de dados em nuvem, análise e relatórios, tudo dentro de um fluxo de trabalho projetado para permitir que as empresas integrem com seus processos e sistemas de negócios já existentes.

Empresas brasileiras de telecomunicação já se movimentam buscando parceiros para uso de drones nas inspeções de suas torres. A Dron Drones Technology afirmou por meio de nota que já iniciou projetos com grandes empresas de implementação dos drones nas suas operações ainda neste ano. O diretor da empresa, Márcio Régis Galvão, afirmou que a implementação permitirá que as empresas reduzam os riscos associados à escalada em torres. "Toda vez que usarmos um drone nessas operações, vai significar um homem a menos correndo riscos", disse Galvão. "Cada inspeção humana que evitarmos significa menores chances de acidentes." Márcio não acredita que os drones substituirão completamente os escaladores de torre, mas aposta que toda cadeia de serviço será mais eficiente no longo prazo.

 

A Verizon Wireless utilizou drones no ano passado para ajudar nas inspeções de suas torres de celulare em áreas da Carolina do Norte e Carolina do Sul, que foram afetadas por inundações do furacão Matthew. A empresa de telecomunicações utilizou drones para inspecionar locais de difícil acesso e compartilhar informações sobre qualquer equipamento danificado. Os drones foram capazes de transmitir vídeos ao vivo com alta definição e fotografias de alta resolução para a sede da empresa. Ainda no ano passado, a Verizon também realizou testes de inspeção em torres de Nova Jersey, capturando imagens em 3D e transformando em dados de desempenho para seu sistema.

A empresa americana de telecomunicação AT&T já trabalha com vários fornecedores de serviços de drone nas suas inspeções e acredita que o trabalho que estão realizando com esses fornecedores pode beneficiar outras indústrias no futuro. Ele espera que a empresa possa inspecionar não só sua rede móvel, mas também indicar o uso dos drones para sua rede de fornecedores para ajudar seus clientes a aproveitarem essa tecnologia. As inspeções de pré-instalação e a avaliação de ninhos de pássaros nos locais onde são instaladas as torres são hoje os dois usos mais comuns dos drones. Outros casos de uso importante inclui a inspeção de acidentes, inspeções pós-instalação, testes de antenas e testes de microondas.

 

A AT&T anunciou recentemente que após seus testes com drones nas inspeções terem sido um sucesso eles começarão a usá-los em todas as operações até o final do ano. Isso marca mais um passo na expansão dos RPAs nas indústrias de todo o mundo. Durante os testes, a empresa descobriu que os drones eram especialmente úteis para a segurança das operações, pois permitem que a equipe realizem a maior parte do trabalho no solo.

Nessas operações é possível que os técnicos no escritório da empresa se comuniquem com o operador do drone enquanto visualizam um feed ao vivo na TV, permitindo direcionar o piloto de maneira eficiente para avaliar melhor as áreas problemáticas. Além de utilizar drones para instalações, inspeções e reparos, a Dron Drones Technology também utiliza suas técnicas para avaliar ninhos de pássaros em risco nas áreas de trabalho próximas às torres. Com os drones é possível se aproximar e observar sem estressar as aves.

 

 

 

Para incorporar drones em suas estratégias empresariais, fale com a gente, ligue 85 2181-3865 e 999-997-738.

 

Siga-nos: @drondrones no Instagram   |  drondrones no Facebook  |  Dron Drones no LinkedIn

 

Um ótimo voo pra você!

 

Márcio Régis Galvão é CEO na Dron Drones Imagens Aéreas, professor de Tecnologia RPA no Instituto de Formação Tecnológica, CEO na Consultoria MRG Marketing. Atua como conselheiro de empresas na implantação de tecnologia RPAs com experiência executiva no desenvolvimento e implantação de modelos de gestão. Nos últimos vinte e dois anos tem sido consultor nas áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional, em empresas no Brasil e nos Estados Unidos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Monitoramento e Vigilância de Infraestrutura Ferroviária utilizando Drones

August 17, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes