Quando sua empresa vai contratar um Chief Drone Officer?

Sempre que frequento seminários e palestras sobre o mercado de drones o assunto principal são as diversas maneiras com que essas aeronaves estão sendo utilizados para transformar empresas em todo o mundo. Mas o que essa transformação realmente representa para o mercado? Ainda não existe resposta para essa pergunta, mas há alguns dados que vale a pena atentar. Um deles é o que a empresa americana de tecnologia Firmatek está fazendo de forma pioneira e definitiva com a nomeação de Andrew Maximow como seu novo Chief Drone Officer. Chief Drone Officer, mas o que é isso?

A Firmatek trabalha com mineração, construção e resíduos sólidos em parceria com outras indústrias desde a década de 1980. O seu compromisso de oferecer sempre os melhores resultados com a melhor tecnologia disponível, permitiu-lhes abraçar conceitos como o CDO (Chief Drone Officer). O Chief Drone Officer é o profissional encarregado de realizar sem interrupção a integração dos drones nos fluxos de trabalho já existentes das empresas. Com essa função a empresa consegue oferecer aos seus clientes todos esses novos recursos que os RPAs oferecem, proporcionando um crescimento sustentável e significativo para a empresa.


Há bem pouco tempo, a posição da Chief Drone Officer era uma utopia, mas hoje as empresas reconhecem que essa posição pode ajudá-los nos projetos de novos negócios que abrangem as tecnologias aéreas. O antigo departamento de P&D já não existe mais. Como explica em detalhes Márcio Régis Galvão, CEO Dron Drones Technology. "Percebemos uma maior demando dos nossos clientes por serviços especializados em drones e com isso vimos que poderíamos agregar muito mais valor através de estratégias tecnológicas inovadoras", disse o empresário que há três anos investe neste setor. "O mercado já sabe que precisa de uma profissional com estas características, foi quando encontramos espaço para oferecer consultoria nesta linha, ajudando empresas a encontrar o profissional certo para cada necessidade."

Orientar empresas na busca desses profissionais é apenas uma parte do que a Dron Drones Technology pode fazer para ajudar empresas a descobrir outros negócios importantes dentro deste setor. A empresa oferece uma série de serviços, mas a consultoria na implantação e soluções com drones tem sido a mais procurada nos últimos meses. "Muitos de nossos clientes estão tomando decisões de implantação dos drones focados em um só negócio, enquanto outros abrem vertentes e chegam até a prestar serviços para seus concorrentes. Temos modelos de negócios flexíveis que podem ser aplicados em qualquer situação e mercado.", afirma Márcio Galvão.

Encontrar as soluções mais rentáveis dentro da realidade de cada empresa, encontrando flexibilidade é o principal objetivo de um CDO. Esta sinergia com o mercado é que vai definir se a estratégia tomada fará realmente sentido e será lucrativa no longo prazo. É realizado um estudo preliminar para reconhecimento de onde e como a tecnologia dos Drones podem efetivamente fazer a diferença para os negócios.

 

Uma empresa sozinha pode ser capaz de aumentar sua produtividade com o uso dos drones, mas as estratégias montadas pelo CDO é que permite que as empresas definam de forma completa e impactante. Uma coisa é reunir e coletar informações outra bem diferente é refinar e definir como essas informações e dados podem se tornar reais e eficientes para a empresa.

"Os drones permitem que nossos clientes coletem dados com uma frequência muito maior", Márcio Galvão explicou. "Antes de implantar o departamento de Drones nas empresas, os clientes nos contratavam para coleta de dados trimestral e até anual, mas agora as empresas conseguem reunir essa mesma informação em uma base mensal, semanal ou mesmo diária. Essa agilidade fornece aos nossos clientes um melhor controle sobre a sua produção, que é o nosso foco." A tecnologia dos Drones complementa o já está sendo feito melhorando a produtividade.

Toda euforia em torno de como os drones podem mudar nossas vidas tem levado algumas empresas a pensar nesta tecnologia como um divisor de águas. Embora a variedade de marcas e produtos na área dos drones seja grande os equipamentos não devem ser o foco. A tecnologia pós-processamento e os sensores personalizados é que estarão em evidencia daqui pra frente. É por isso que o interesse por essa tecnologia precisa ser bem estudado e canalizado através das expectativas adequadas para cada empresa, avaliando se realmente isso vai fazer a diferença nos negócios.

As empresas dispostas a implantar Drones em suas operações devem projetar uma oferta focada na percepção e no conhecimento desenvolvido pelo CDO, que é um elemento fundamental para realizar a configuração certa. Os maiores desafios estão relacionados com a forma como os dados podem ser processados, utilizados e armazenados, visto que a captura de imagens por drones estão mais fáceis e mais acessíveis. Novos sensores e softwares já são capazes de analisar o que for necessário de várias maneiras com resultados incríveis, mas as pessoas são e continuarão a ser o centro dessa equação. A função do CDO é que permite hoje que os executivos definam com excelência como alavancar de forma eficiente e efetiva toda essa tecnologia disponível.

 

 

 

Para incorporar drones em suas estratégias empresariais, fale com a gente, ligue 85 2181-3865 e 999-997-738.

 

Siga-nos: @drondrones no Instagram   |  drondrones no Facebook  |  Dron Drones no LinkedIn

 

Um ótimo voo pra você!

 

Márcio Régis Galvão é CEO na Dron Drones Imagens Aéreas, professor de Tecnologia RPA no Instituto de Formação Tecnológica, CEO na Consultoria MRG Marketing. Atua como conselheiro de empresas na implantação de tecnologia RPAs com experiência executiva no desenvolvimento e implantação de modelos de gestão. Nos últimos vinte e dois anos tem sido consultor nas áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional, em empresas no Brasil e nos Estados Unidos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Para reduzir impactos da pandemia, empresa usa drones para registrar isolamento social na varanda

April 13, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes