Porque usar drones na Indústria da Construção?


A indústria da construção, assim como várias outras, trabalha com base nas relações humanas entre empresas parceiras no empreendimento com o objetivo de alcançar a excelência nos serviços.

O aprimoramento dos processos e as novas tecnologias não irão substituir pessoas ou equipes, mas esses terão que aprimorar a qualidade dos serviços, reduzir custos e riscos, além de agilizar as tomadas de decisões. Os drones conseguem utilizar tecnologias cada vez mais adaptadas para alcançar esses objetivos.

Com avanço constante desta tecnologia os drones já oferecem um alto nível de automação, permitindo que as operações atinjam fácil e rapidamente áreas antes inacessíveis, com toda segurança, enquanto os sensores capturam uma infinidade de dados, muito valiosos para qualquer estratégia empresarial.

Desde 2014 tenho estudado sobre as principais aplicações dessas aeronaves nos setores de engenharia e construção, analisando a fundo os riscos envolvidos e principalmente as oportunidades que aparecem por todo o mundo.

Essas são as minhas projeções: Os Drones já estão sendo criados e construídos por impressoras 3D e com isso assumindo diversas formas e diferentes níveis de controle e automação, além da capacidade de transportar uma grande variedade de sensores e câmeras, que são extremamente úteis às operações industriais.

Hoje já são fabricados vários modelos de drones para diversas aplicações, e exatamente por isso também estão sujeitos a diferentes regulamentos, dependendo do país e do nível da operação de cada um.

Sem se limitar às atividades comerciais, os Drones apresentam inúmeras possibilidades e conseguem agregar valor a diversas atividades industriais. As aplicações são muito abrangentes e oferecem oportunidades há pouco impensáveis, principalmente para as empresas de engenharia e construção.

Essas oportunidades apresentam benefícios importantes para o mercado, como redução de custos, a diminuição dos riscos e uma melhora importante na qualidade dos serviços e processos, trazendo com isso uma forte vantagem competitiva. Os Drones estão sendo usados ​​para automatizar tarefas simples, mas bem complexa para humanos, reduzindo assim significativamente os custos trabalhistas e proporcionando uma acurácia através da utilização de múltiplos sensores em uma mesma plataforma, o drone.

Os drones já estão sendo usados ​​em pedreiras para levantamentos topográficos e para medir as reservas e os volumes armazenados na área de trabalho. Eles permitem realizar inventários usando sensores RFID operando de forma muito mais rápida e com menor força de trabalho. Os Drones também conseguem substituir trabalhadores em operações, que devido o risco, normalmente exigem o desligamento das máquinas. Esse procedimento evita o tempo de inatividade dos equipamentos, que é extremamente dispendioso. Dessa forma eles podem ser usados ​​nas operações de manutenção industrial mantendo as refinarias e plataformas operacionando normalmente durante as inspeções. Os Drones permitem que as empresas inspecionem áreas de difícil acesso ou até mesmo contaminadas com produtos químicos. Utilizando sensores hiperespectrais eles conseguem fornecer dados importantes sem expor nenhum funcionário aos potenciais riscos operacionais. As informações em tempo real são um desafio importante para as empresas de engenharia e construção. Mas esse obstáculo já foi superado. Com imagens ao vivo nossos Drones conseguem ajudar os gerentes de projetos fornecendo dados precisos mantendo-os informados sobre o andamento de cada obra. Munidos desses dados os gestores conseguem tomar decisões rapidamente antecipando falhas e atrasos no projeto.

Monitoramento de estoque Usamos o cálculo volumétrico para medir a extração áreas e volumes de estoque, altura, diâmetro e densidade para monitorar inventário, prevenir roubo e planejar a logística. Mapeamento Desenvolvemos mapas 3D detalhados para apoiar o planejamento e o design de novos empreendimentos, além avaliar distâncias entre as instalações. Monitoramento de emissões de gases Usamos imagens térmicas e hiperespectrais para identificar vazamentos de gás em plataformas ou torres. Esse procedimento evita acidentes, exposição dos trabalhadores e o desligamento dispendioso dos equipamentos. Monitoramento de tráfego e percursos Filmamos o tráfego rodoviário permitindo a comunicação tempo real com a logística da empresa para uma tomada de decisão mais rápida e eficiente. Manutenção dos equipamentos Inspecionamos equipamentos elétricos usando câmeras térmicas e UV para detectar possíveis falhas, como conectores superaquecidos ou correção de descarga e manutenções. As empresas precisam reinventar seus processos para aproveitar toda a tecnologia que os Drones podem oferecer. Será necessário criar e reinventar as operações, mas não tentar integrá-los nas operações já existentes. Os drones mudam os processos e o papel dos empregados (operadores de campo, analistas, programadores...), bem como o tratamento dos dados, toda a infraestrutura de TI e o modelo das operações. Eles devem ser vistos como complementares do planejamento da empresa e seu uso deve ser direcionado para operações específicas e bem planejadas, que gerem vantagens competitivas para o negócio.

É importante lembrar que os Drones são apenas um meio, e que o real valor desta tecnologia estão nos dados, na sua capacidade de processamento e na facilidade de realizar a integração dos Drones aos sistemas em operação nas empresas.

A análise dos dados dos drones estão aperfeiçoando significativamente a inteligência operacional das empresas além de aprimorar as manutenções preventivas e preditivas. Mas para que tudo isso funcione bem se faz necessário o uso de plataformas de gerenciamento para processar e analisar todos esses dados. Essa integração aplicada nos principais processos das empresas permite um aprimoramento da automação de forma inédita. Muitas empresas estão implantando Drones em seus processos. Nossa consultoria incentiva as empresas a se planejarem para essas implantações globais. Esses podem e devem ser ajustados para acomodar diretrizes e regulamentos locais, que variam com base em cada jurisdição. Além disso, e importante que as empresas estejam conscientes dos potenciais riscos que as atividades com drones podem trazer e tomar medidas para evitar qualquer acidente.

Para que as operações com drones se tornem realmente seguras dentro do espaço aéreo civil é necessário o desenvolvimento de sistemas autônomos confiáveis de navegação. Os processos operacionais e treinamentos profissionais também se fazem importantes neste momento. As áreas de hardware, infraestrutura e operacional devem ser replanejadas. A fim de aumentar a rentabilidade, incentivamos as empresas de engenharia e construção a desenvolver junto com nossos engenheiros soluções que assegurem uma melhor integração dos Drones em seus processos.

Recomendamos as empresas a: • Apoiar startups locais que tenham crescimento global; • Manter um departamento de pesquisa tecnológica permanente;

• Acompanhar a evolução das regulamentação dos drones de forma local; • Definir processos e negócios para apoiar o crescimento tecnológico dos drones;

• Coordenar o impacto que estes causarão nos diferentes departamentos da empresa.

Encontrar os parceiros certos para esta nova tecnologia é fundamental para apoiar o crescimento global. O mercado dos drones é dinâmico, o número de startups criadas para atender esse alvo continua a crescer e os investidores estão cada vez mais interessados nessa turma. Houve mais recursos levantados por essas startups nos primeiros cinco meses de 2017 do que nos últimos dois anos! O mercado inclui fabricantes de drones é sensores, operadores, desenvolvedores de aplicativos, fornecedores e implantações de sistemas de integração, além de empresas de treinamento e seguros. É comum neste ramo empresas cobrirem vários desses serviços.

Para integrar os Drones em seus negócios com sucesso, as empresas de engenharia e construção devem elaborar um planejamento alinhado com as propostas de cada um, visando as diferentes alianças estratégicas e acompanhamento próximo de todas as fases da implantação. Mas as inovações tecnológicas mais importantes neste setor não estão vindo dos próprios drones, e sim de seus equipamentos, da análise dos dados coletados e dos algoritmos que fazer com que os Drones reajam ao ambiente externo de forma simples e segura. Muitas melhorias ainda estão em fase experimental, mas já apresentam ótimas perspectivas para a próxima década com aplicações nas indústrias de engenharia e construção.

Para incorporar drones na sua empresa, fale com a Dron Drones Technologies, ligue 85 2181-3865 ou 999-997-738.

Siga-nos: @drondrones no Instagram | drondrones no Facebook | Dron Drones Technologies no LinkedIn

Um ótimo voo pra você!

Márcio Régis Galvão é CEO na Dron Drones Technologies, Consultor e Professor de Tecnologia RPA no IFT - Instituto de Formação Tecnológica, CEO na Consultoria MRG Marketing. Atua como conselheiro de empresas na implantação de tecnologia RPA com experiência executiva no desenvolvimento e implantação de modelos de gestão. Nos últimos vinte e dois anos tem sido consultor nas áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional, em empresas no Brasil e nos Estados Unidos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

DronDrones Technologies © 2015-2020  -  Todos os direitos reservados.

Endereço: Rua Paula Ney, 520  |  Aldeota  |  Fortaleza, Ceará, Brasil

Zap: (85) 9 9903-2747  -  E-mail: lojadrondrones@gmail.com

Horário de Atendimento: segunda à sexta das 08:00h às 18:00h, exceto feriados.