Inspeções offshore com drone

July 25, 2018

Inspeções offshore com drone possibilitam analisar de forma rápida e segura, áreas que representam riscos à saúde, a segurança das pessoas e ao meio ambiente.

 


Inspeção offshore utilizando Drones

Uma inspeção visual realizada por um drone não tripulado é um método rápido e econômico para áreas críticas em plataformas onshore e offshore.

Esse tipo de inspeção o acesso a detalhes das estruturas na maioria das vezes inacessíveis, oferecendo uma ação imediata como uma alternativa aos métodos de inspeção mais tradicionais, demorados e caros, como acesso por corda, elevadores, helicópteros e andaimes.

Esta operação é autorizada pela ANAC, realizada por especialistas treinados pela DronDrones Technologies e pode ser aplicada externa ou internamente (espaço confinado), observando sempre a regulamentação específica para esta atividade e os procedimentos de segurança obrigatórios.
 

(Foto: Engineer Live)


Os principais benefícios das inspeções offshore com drones são:

- Visão ampla da área e rápida avaliação de áreas difícil acesso;
- Planejamento e otimização da manutenção preventiva e da produção;
- Acesso a áreas que representam riscos para a saúde, segurança e meio ambiente;
- Alto nível de segurança para as equipes de campo;
- Imagens e vídeos de alta qualidade (detalhes nítidos dos defeitos);
- Implantação rápida de toda a operação no local da inspeção;
- Inspetores e observadores autorizados e qualificados;
- Redução do tempo de inatividade.

 


Drones para operações offshore em plataformas e queimadores de empresas de petróleo e gás

O ambiente offshore é considerado por muitos um local duro e exigente, onde é vital errar o mínimo possível, para evitar a perda na produção na construção, instalação e nos equipamentos.

A inspeção realizada com drone permite que os operadores e inspetores se mantenham uma distância seguro das zonas de perigo, possibilitando uma inspeção segura das áreas de alto risco. Além disso, são captadas imagens detalhadas dos componentes críticos, sem a necessidade de desligamento ou alteração no processo de produção.

Um exemplo de operação com o "flare" aceso e com todos esses elementos é a inspeção desses queimadores e da sua própria estrutura, nas plataformas de petróleo. Nesta operação, o drone coleta imagens ou dados termográficos dos componentes críticos dos queimadores e na sua torre, enquanto a produção continua inalterada.

 

Com a tecnologia dos drones é possível inspecionar em dois dias um queimador em operação, sem a necessidade de interromper a produção. Esse trabalho economiza cerca de US $ 2 milhões de produção que poderia ser perdida durante uma inspeção tradicional que duraria sete dias, interrompendo a produção nesse período.

A coleta de dados via drone, com possibilidade de live streaming, ocorre em um ambiente perigoso, turbulento e cheio de chamas, enquanto o operador, e o observador de drone e os inspetores da empresa ficam a uma distância segura da área de inspeção.

Foto produzida por um drone durante uma inspeção offshore da torre e dos queimadores (Engenner Live).



Inspeção visual de ponte com Drones

Os equipamentos para inspeção da DronDrones Technologies, como Drones industriais e sensores, são capazes de visualizar um objeto em qualquer ângulo entre + 45° para cima e 90° para baixo. Essas são características ideais para voar sob pontes com o objetivo de inspecionar corrosões, falhas estruturais, etc., eliminando o risco de usar equipes de acesso através de cordas.

 



Refinarias - tanques de armazenamento e caldeiras em espaços confinados

A inspeção com drones de caldeiras e tanques de armazenamento de combustível em espaços confinados de usinas, refinarias e outras plantas industriais está se tornando comum no Brasil, especialmente no nordeste, onde a DronDrones Technologies atua desde 2015.

 

Embora existam desafios consideráveis ​​ao usar drones em espaços confinados, como a falta de iluminação adequada, nuances de cor, interferência do sinal de rádio, turbulência da hélice entre outros, essa alternativa está sendo usada com mais frequência em todo o mundo.

Nossa empresa enfrenta desafios como esse usando poderosas lâmpadas de LED e ampliadores de sinal, o que garante uma boa qualidade de imagem com cores reais, assim como utilizando equipamentos especializados e pilotos experientes, autorizados e treinados para trabalhar em áreas com alto risco.

A rápida implantação e a capacidade de inspecionar uma área inteira captando imagens de alta resolução de forma rápida e segura dos detalhes de seções específicas tornam a inspeção com drone uma solução ideal para inspeções críticas realizadas com uma pequena janela de tempo.

Os dados fornecidos pela inspeção com drones conseguem melhorar significativamente o planejamento de manutenção desses ativos, pois usados de forma correta ​​reduzem o tempo de inatividade das máquinas e os custos com manutenção.

 

Inspeção visual com drone de corrosão e de soldas em ponte de plataforma de petróleo offshore (Rovdrone).

 

 


Analise dos dados

Durante a inspeção visual, um operador da DronDrones Technologies opera o drone enquanto inspetores qualificados para cada tipo de inspeção operam a câmera, gravam vídeos e direcionam o piloto para os pontos de interesse e diferentes ângulos.

Em circunstâncias normais, a inspeção realizada pelo drone é concluída de forma rápida. A maior carga de trabalho está na análise dos dados coletados através das fotos coletadas pelos drones. Nesse momento é essencial contar com especialistas em análise de dados para extrair todas as vantagens de uma inspeção com drone.

 

 

Veja agora 8 dica importante para escolher certo sua empresa de serviços de inspeção visual com drones:

 

1. Procure uma empresa especializada em inspeção e não em uma empresa de imagens aéreas;

2. A empresa deve possui as devidas licenças (ANAC, DECEA e ANATEL), tanto do piloto como da aeronave;

3. Um drone amador não é adequado para inspeção visual industrial;

4. É necessária a presença de inspetor qualificado com conhecimento específico para cada inspeção;

5. Na maioria dos casos você precisará de imagens e não de vídeos;

6. O mais importante de tudo não são as imagens, é o relatório final;

7. Empresa com experiência e equipe técnica é importante;

8. Realize uma auditoria na empresa em busca de quaisquer incidentes anteriores.

 



Para implantar serviços com Drones no seu planejamento de inspeção Industrial, fale com os especialistas da DronDrones Technologies e veja a facilidade de otimizar suas operações.

 

 

Conheça as oportunidades no mercado dos drones nesta matéria.

 

 

Para incorporar drones na sua empresa, fale com a DronDrones Technologies, ligue 85 2181-3865 ou envie um e-mail para: lojadrondrones@gmail.com.

 

Siga-nos: @drondrones no Instagram   |  drondrones no Facebook  |  DronDrones Technologies no LinkedIn

 

Um ótimo voo pra você!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Para reduzir impactos da pandemia, empresa usa drones para registrar isolamento social na varanda

April 13, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes