A tecnologia dos Drones beneficiando a indústria de água e esgoto

September 4, 2018

Hoje já é possível utilizar os Drones aliados aos sensores e sistemas autônomos, na indústria de água e esgoto, com o objetivo de inspecionar a condição dos ativos que geralmente são investimentos caros e com manutenção perigosa, principalmente quando é preciso acessar áreas de difícil acesso usando as técnicas tradicionais.

 

A DronDrones Technologies atua neste mercado desde 2016 com o foco na proteção e monitoramento ambiental, melhorando os serviços nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, evitando desperdícios e reduzindo o valor final das contas de água. O objetivo é fornecer evidências de como os ativos estão operando e atuar como apoio visual à manutenção.

Outros ativos como emissários e passagens de esgoto também podem ser inspecionados para detectar desgastes e defeitos em componentes como: juntas, coletores, tubulações, tanques e vigas estruturais. É fato que a tecnologia dos Drones não apenas proporciona benefícios reais no quesito segurança, evitando a necessidade de enviar equipes para esses locais, como também evita a interrupção dos serviços, reduz o tempo operacional e os custos com acesso tradicional.

 

Subestações e ativos de grande porte podem ser inspecionados e documentados com qualidade de detalhes antes inimagináveis, onde é possível utilizar câmeras com aproximação de até 30 vezes, ou seja, é possível enxergar perfeitamente a 1,5 km. Grandes áreas, como margens de rios e áreas costeiras, também podem ser inspecionadas e pesquisadas com significativa economia nos custos.

 

Veja aqui como realizar inspeções com drones em espaços confinados (NR33).

 

Drones e o dia-a-dia no setor de água e esgoto

Para a indústria de água e esgoto as imagens termográficas dos Drones oferecem uma visão precisa dos vazamentos e de qualquer anomalia nas redes. Sabemos que todo dia é desperdiçado mais de 3 bilhões de litros de água devido a vazamentos na rede de água somente no Reino Unido. Em 2015, 182 bilhões de litros de água foram perdidos em vazamentos, fraudes, roubos ou problemas de medição somente nos 74 municípios banhados pelas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no estado de São Paulo. No final de 2013, a Presidência da República do Brasil promulgou o Plano Nacional de Saneamento de Básico (PLANSAB). A estratégia tem como meta a redução da média nacional de perdas nos sistemas de distribuição para 31% até 2033. Embora alguns vazamentos sejam fáceis de detectar através das técnicas tradicionais, outros problemas podem passar despercebidos por meses ou até anos. Com a termografia nos drones esses vazamentos são detectados rápida e eficientemente.

 

Atualmente a maioria das empresas de água e esgoto do mundo utilizam câmeras tradicionais manuais para inspeção. Essa técnica descobre apenas uma fração dos defeitos, ou registra somente áreas com danos ou vazamentos visíveis a olho nu. No entanto, usando tecnologia de sensores embarcada nos Drones é possível obter uma ampla gama de aplicações detalhadas e quantificáveis. Na DronDrones Technologies são utilizadas câmeras com imagens térmicas, detectores de gás (OGI) e sensores multiespectrais, usados ​​na detecção de vazamentos e infiltrações das galerias de água e esgoto. Todos esses sensores, visuais, térmicos, OGI e multiespectrais, podem ser combinados com uma inspeção visual minunciosa para obter a máxima eficiência.

 

Veja aqui como realizar inspeções com drones em estações de tratamento de água e tubulações de esgotos


Inspeções em ativos da indústria de água e esgoto

 

Estruturas grandes e complexas e grandes áreas, como obras de tratamento de água, margens de rios e áreas costeiras também podem ser inspecionadas com grande facilidade, rapidez e economia. As inspeções com Drones costumam ser 10 vezes mais rápidas do que as tradicionais, além de fornecerem imagens de altíssima definição.

Neste mercado também é possível criar modelos 3D dos ativos e instalações industriais usando scanners LiDAR embarcados nos Drones. A precisão dos dados nos levantamentos com Drones utilizando sensores LiDAR é de cerca de 40 mm. Grandes empresas já investem neste mercado desenvolvendo Drones e sistemas que chegam a alcançar uma precisão de 5 mm. Isso significa que as empresas podem realizar inspeções rápidas e altamente confiáveis em uma fração do tempo que levaria uma equipe de inspeção tradicional.

 


Conclusão

Foto: waternewseurope.com

 

A versatilidade da inspeção e os dados de engenharia que os Drones oferecem tornam essa tecnologia muito atraente para a indústria de água e esgoto do mundo inteiro. Novas tecnologias aplicadas nos setores como óleo e gás estão trazendo novos benefícios na segurança, na economia de tempo, na redução dos custos e nas melhorias das manutenções. Toda essa inovação significa que a tecnologia dos Drones está chegou para se tornar um componente vital nas empresas de água e esgoto, no sentido de melhorar o atendimento ao cliente através da eficiência operacional.

 

 

DronDrones Technologies, Drone Solution Provider.

 

Foto: Cidades na Net

 

Para incorporar drones na sua empresa, fale com a DronDrones Technologies, ligue 85 2181-3865 ou envie um e-mail para: lojadrondrones@gmail.com.

 

Siga-nos: @drondrones no Instagram   |  drondrones no Facebook  |  DronDrones Technologies no LinkedIn

 

Um ótimo voo pra você!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Monitoramento e Vigilância de Infraestrutura Ferroviária utilizando Drones

August 17, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo