Conheça 5 formas de aplicar a tecnologia dos drones na Logística e Transporte

November 26, 2018

A ascensão dos drones, tanto no ar quanto no solo, promete reinventar a logística de frete em todo o Brasil e, eventualmente, no mundo. Estamos testemunhando os primeiros efeitos que os drones estão proporcionando aos setores da construção e da engenharia, e é provável que muitos dos mesmos casos de uso se apliquem em breve a logística e ao transporte de carga.

Para gerentes de logística e operadores de frota a ideia de integrar drones nas suas operações pode parecer inicialmente um pouco futurista. Embora o transporte de cargas tenha dado grandes saltos tecnológicos nos últimos anos, é claramente viável aplicar de forma vantajosa e eficiente as aeronaves nessas operações.

 

Para aqueles gerentes de logística que conseguem enxergar o potencial dos drones para melhorar os seus processos operacionais economizando milhões de reais em mão de obra, aumentando a eficiência, reduzindo o desperdício e melhorando a segurança de suas operações do início ao fim.

Para dar uma ideia de como os drones podem ajudar as empresas de transporte e logística a obterem mais eficiência, conheça algumas formas já em pratica em empresas do mundo todo.

1. Gestão de Infraestrutura de armazenamento

 

Os drones surgiram como uma das melhores e mais eficientes formas de realizar inspeções de edifícios, permitindo que seja verificado cada centímetro de uma estrutura, incluindo o telhado e as paredes, sem colocar nenhum trabalhador em risco. Essa aplicação já é implementada com sucesso no setor de construção, e cada empresa de transporte com armazéns, silos ou docas de carga pode aprender muito com essa experiência.

Um drone equipado com câmera FullHD pode inspecionar a fachada e o telhado de um edifício em busca de sinais de infiltrações, vazamentos, isolamentos e rachaduras. Lance um sensor FLIR (infravermelho voltado para frente), e você poderá ter uma visão clara de todo o seu sistema HVAC. Para as empresas que dependem de espaços de armazenamento com controle climático, é essencial identificar pontos fracos e ineficiências nos sistemas de aquecimento e refrigeração, e com um drone uma inspeção pode ser realizada regularmente a um baixo custo. A mesma tecnologia também pode ser usada para inspecionar o sistema elétrico e identificar pontos de acesso, potencialmente evitando incêndios elétricos.

2. Gerenciamento de estoque

Em um depósito com milhares de metros quadrados de espaço no chão e múltiplos níveis de prateleiras se torna difícil e demorado localizar um determinado item. Os drones podem ajudar a encontrar objetos, tanto em armazéns como em espaços externos, usando um sistema visual de códigos de barras ou etiquetas RFID. Embora não possam substituir imediatamente os trabalhadores humanos no curto prazo, as aeronaves não tripuladas podem ser integradas a um depósito para melhorar os sistemas de administração e os processos de pré-expedição. Com uma pequena adaptação, é possível reduzir erros e economizar tempo e dinheiro no longo prazo.

3. Vigilância Aérea

 

No ano passado uma grande empresa portuária tem usado drones para monitorar navios com cargas de alto valor. Ao contrário das câmeras de segurança fixas, que podem ser desativadas, manipuladas ou evitadas, um drone móvel com uma câmera de alta qualidade e seu próprio controle de transferência de dados é um sistema de segurança muito mais complicado para os ladrões. No caso de um incidente, os sistemas GPS integrados dos drones simplificam o rastreamento da origem do problema e os dados capturados são facilmente recuperáveis. Quando combinados com câmeras tradicionais os drones criam um sistema de segurança que pode se adaptar e se antecipar a muitas situações.

Embora este caso de uso tenha sido aplicado a uma gestão de portos, seria interessante e viável implementá-lo também em grande armazéns e depósitos. Claro, existem algumas considerações regulatórias a serem lembradas de acordo com a ANAC, e você deve ter certeza de que possui autorização e não operar em espaço aéreo restrito.

4. Monitorando o local de trabalho

 

Depósitos são grandes espaços que freqüentemente contêm áreas de difícil acesso, que são inseguras ou impraticáveis ​​para trabalhadores comuns. Isso abre um leque de oportunidades para um drone pequeno e ágil monitorar o inventário, a infraestrutura e o pessoal que, de outra forma, seriam difíceis de supervisionar adequadamente com um sistema de monitoramento tradicional, sejam câmeras estacionárias ou observadores humanos.

No mínimo, os drones podem monitorar as docas de carga, que são locais freqüentes de acidentes. Olhando do céu você tem a certeza de que os procedimentos corretos de segurança estão sendo seguidos e que nenhuma prática irresponsável está acontecendo.

5. Drone delivery


Enquanto esta aplicação ainda está sendo testada com sucesso em alguns países, inclusive no Brasil, chegará um momento em que os drones serão usados ​​para entregas residenciais e principalmente na cadeia de fornecimento.

O modelo de algumas empresas do setor envolve um caminhão com sua frota de drones autônomos. Esses drones voariam para o endereço do destinatário para entregar a encomenda em seu destino final. Hoje a maioria dos drone disponíveis no mercado possuem capacidade de carga de até 2kg.

Esta capacidade de carga dos drones é uma clara limitação para esta e outras aplicações. Os regulamentos atuais não estão claros sobre a legalidade da operação e ficariam as perguntas: quem está operando esses drones? Eles estão na linha de visão do operador? Existe um operador por drone? E quanto às restrições de espaço aéreo?. Mas também é fácil ver como a entrega feita por Drones pode economizar muito dinheiro para as empresas de transporte e logística.

Pioneirismo

Outras indústrias já passaram dos primeiros estágios da adoção de drones e conseguiram aumentar a eficiência e a segurança de uma só vez. Um programa de drones bem planejado pode oferecer grandes vantagens financeiras para a indústria de transportes.

 

Embora os regulamentos a nível mundial ainda tenham um longo caminho a percorrer em termos de liberar todo o potencial transformador desta tecnologia, a lei atual ainda oferece às empresas de transporte e logística muitas oportunidades para tornar seus processos mais seguros, mais eficientes e mais lucrativos. Se você ainda está preocupado com os riscos, a DronDrones Technologies pode ajudá-lo a atender aos requisitos regulatórios e manter a integridade operacional do seu programa de drones.

A DronDrones Technologies é uma empresa brasileira e oferece ajuda às empresas que desejam lançar e executar operações com drones de forma mais segura e eficiente. Entre o espaço aéreo mais dinâmico, as regulamentações em evolução, as certificações de operador, a manutenção e as especificações do trabalho, há muito o que acompanhar, ainda mais se você operar em várias áreas com jurisdições distintas.

 

 

Mais Informações, por gentileza ligue (85) 2181-3865, 999-997-792, 999-997-738.

 

 

DronDrones Technologies, Drone Solution Provider.

 

Para incorporar drones na sua empresa, fale com a DronDrones Technologies, ligue 85 2181-3865 ou envie um e-mail para: lojadrondrones@gmail.com.

 

Siga-nos: @drondrones no Instagram   |  drondrones no Facebook  |  DronDrones Technologies no LinkedIn

 

Um ótimo voo pra você!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Monitoramento e Vigilância de Infraestrutura Ferroviária utilizando Drones

August 17, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo